segunda-feira, 19 de abril de 2010

TANGRAM

NÃO SÓ BRINCADEIRA, TAMBÉM APRENDIZAGEM....
A Professora Sheila Luzia dos 5º anos A e D, esta trabalhando com seus alunos o TANGRAMCom objetivo de estimular a criatividades de seus alunos, a partir das formas geométricas, o raciocínio, a atenção, a percepção das formas e noção espacial.
Os alunos demonstraram interesse pela atividade, pois eles montaram o quebra-cabeça fazendo várias figuras legais.A partir das figuras, as crianças fizeram paisagens e produziram textos em forma de lenda.
Lenda
Origem do tangram
Diz a lenda que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, você registrará tudo o que você verá durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram. Com essa descoberta os chineses passaram o Tangram para todo o mundo e com isso ficou muito famoso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram