ACESSIBILIDADE
"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint Exupéry)
No dia 22 de março de 2010, na unidade pólo EMEIF "José Sebastião", no qual atende escolas da região como EMEF "Luciano Poletti e EMEIF "Antonio Schiavinati, iniciou a sala de recursos multifuncional ou AEE que refere-se ao Atendimento Educacional especializado que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
O AEE complementa a formção do aluno com vistas à autonomia e independência na escola comum e fora dela.
Foram desenvolvidas Anamnese com os pais ou responsáveis de cada aluno incluído, para que através dela consigamos conhecer o histórico de cada educando. Após feita e observada, realizamos a avaliação nos alunos, foram aplicadas atividades onde expressaram seus saberes e suas dificuldades para que de fato possam ser de maneira produtiva trabalhadas.
São feitas várias atividades como: Alinhavo, percepção tátil e sensório motora, descobertas de novas formas e capacidade de improvisação, identificação das letras do alfabeto, coordenação motora fina e grossa, memória espacial, apresentação ao sistema Braille.
Enfim várias atividades desenvolvidas para cada deficiência específica, que de forma lúdica os alunos estão aprendendo e superando suas dificuldade mediante suas limitações.
Afinal................ Todos somos capazes , mesmo com nossa diferenças.
Ressaltando que o Atendimento Educacional especializado é um programa do MEC, coordenado pela Professora Débora Gonzaga Pedro, que faz visitas frequentemente nas unidades escolores, auxiliando os professores das salas de recursos multifuncional
O ÚNICO HOMEM QUE SE EDUCA É AQUELE QUE APRENDEU COMO APRENDER QUE APRENDEU COMO SE ADAPTAR E MUDAR;
CARL R. ROGERS