No dia 18, foi oferecido as nossas crianças na hora da merenda uma erva muito especil. RÚCULA.
sabemos que a rúcula tem um cheiro e gosto bem caracteristicos, porém as nossas Meninas Alzira, Edina e Maria fizeram uma proeza, pois todas as crianças comeram e quiseram até repetir.
A nossa supervisora Ana , com a diretora Cleonice e a vice também provaram das delicias da merenda.
PROPRIEDADES DA RÚCULA
Tem várias propriedades medicinais: depura o sangue, melhora a gengivite, as funções orgânicas, cuida da bronquite, tosse ou qualquer outra afecção pulmonar. Como contém muita vitamina C, combate o escorbuto e é diurética. Seu óleo essencial contém também nitrogênio.
A rúcula é um vegetal da mesma família da mostarda, do brócolis e do agrião. É uma planta originária da região do Mediterrâneo, adapta-se a clima fresco. Possui sabor picante como a mostarda, porém mais forte e amargo.
É rica em fibras que auxilia e facilita a digestão e o funcionamento do intestino. É boa para desintoxicar o organismo e estimula o apetite. Pode ser consumida crua, em saladas, refogada, no preparo de recheio de pizzas. É rica em proteínas, vitaminas A e C, sais minerais, como cálcio, ferro. É uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas nas saladas e tem baixa quantidade de calorias, uma xícara contém apenas 12.
Em saladas, a rúcula pode substituir ou ser misturada a outras folhas como agrião, alface e chicória, temperada com limão, sal e azeite.
O vegetal é vendido em maços. Quando fresco, apresenta folhas bem verdes, firmes e viçosas. Folhas amareladas, murchas ou com pontos pretos não servem para o consumo. Conserve-a em saco plástico na geladeira por dois ou três dias.
Por Patrícia Lopes Dantas
eu também adoro rúcula...
ResponderExcluir